Música como Terapia

Uma Poderosa Ferramenta de Cura

A música tem o poder de tocar minha alma de maneiras profundas e transformadoras. E acredito que mais do que apenas uma forma de entretenimento, ela pode ser uma ferramenta terapêutica poderosa, capaz de aliviar o estresse, melhorar meu humor e até mesmo promover a cura física e emocional.

Para mim, a música é uma companheira constante em minha vida, me acompanhando em momentos de alegria, tristeza, solidão e ou celebração. Seja através das letras que ressoam comigo em um nível pessoal, das melodias que me envolvem em uma atmosfera reconfortante, ou dos ritmos que me fazem dançar e me libertar, a música tem o dom de me conectar com minhas emoções mais profundas.

Não sou especialista no assunto, mas segundo estudos e com base em experiências próprias, na terapia, a música é usada de várias maneiras para promover a concentração, bem-estar e ou a cura. Ela pode ser utilizada como uma forma de expressão criativa, permitindo que o indivíduo se comunique e processe seus sentimentos de uma maneira não verbal. Além disso, a música aliada ao gosto pessoal e o momento presente,  pode servir como uma ferramenta de relaxamento, ajudando a reduzir o estresse e ansiedade,  elevando-o a um estado de calma e tranquilidade.

Observação Importante: Eu Paulo, desenvolvi trauma em relação ao trabalho em equipe e vizinhos sem noção, no passado, devido à reprodução de música e discussões inadequadas para  ambiente profissional e de convivência. Atualmente, quando percebo a reprodução excessiva de músicas ou gêneros musicais no trabalho ou no condomínio, para eu, fica claro que não estou em um ambiente adequado. Sem dúvidas, penso que a falta de profissionalismo na equipe ou de boas maneiras em ambiente  familiar,  pode gerar diversos problemas. Por exemplo, nesse sentido, a música pode afetar negativamente não apenas a saúde do indivíduo, mas também a saúde financeira da pessoa e da empresa, pois acaba afastando os melhores profissionais da equipe ou do ambiente familiar e isso é um transtorno desnecessário para todos e que pode ser evitado de forma bastante simples. 

Acredito que nenhum profissional irá impor músicas ou assuntos de cunho religioso,  excessivamente românticos e ou qualquer outro gênero e ou pauta, que estejam fora do  momento adequado de cada pessoa. 

E como resolver esse problema então? Tenho escutado música em som ambiente se necessário e ou usado fone de ouvido! Também acredito que investir em seleções de músicas ou assuntos visando a pluralidade de temas, por si só já eleva o indivíduo e o ambiente a refletir sobre a importância do respeito e a convivência com o outro e isso se torna profissional!  Também com base no contexto da nota, todo o ambiente profissional e ou familiar, necessariamente precisa estar em conformidade com a paramentação jurídica, ou seja:  com a legislação vigente nacional e ou diretrizes internacionais! E nesse caso, dentre, a pessoa pode estar resgatando seus direitos, procurando ajuda na polícia ambiental e ou comunicando a autoridade competente, na justiça do trabalho ou na delegacia mais próxima de você! 

Estudos têm demonstrado os inúmeros benefícios da música na saúde mental e física das pessoas. Dentre, ela pode ajudar a reduzir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono e até mesmo aliviar  dores crônicas. Além disso, a música tem sido usada com sucesso no tratamento de uma variedade de condições, incluindo depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e demência.

Como parte de uma abordagem holística para a saúde e bem-estar, certamente que a música pode desempenhar um papel significativo no processo de cura. É uma forma acessível e não invasiva de terapia que pode ser facilmente incorporada à vida cotidiana das pessoas. Desde ouvir as músicas favoritas em casa até participar de sessões de musicoterapia com um profissional qualificado, há muitas maneiras de aproveitar os benefícios da música para melhora da saúde e qualidade de vida.

Acredito que em um mundo cada vez mais repleto de sensações, a música oferece um refúgio de paz, conforto e Luz. É uma lembrança gentil de que, em quase todos os momentos da vida de uma pessoa, sejam eles os mais sombrios, de luz, estresse, euforia, calma, tristeza e ou alegria,  sempre há uma música certa que pode guiar de volta à luz ou permanecer nela. Reconheço e valorizo o poder transformador da música em minha vida e pretendo continuar a utilizá-la como uma ferramenta poderosa para minha cura e crescimento pessoal!

Reflexão!

Havia mais de duas décadas, tenho o trabalho da chanel como uma das minhas principais referências, não apenas como base de tendências de moda em si! E referente ao assunto, me chamou especialmente a atenção a quarta música que embalou as garotas no desfile e certamente emocionou todas as partes envolvidas, como irá impactar vc de alguma forma com certeza! Veja o video do desfile clicando no link em azul a seguir: CHANEL Spring-Summer 2024 Ready-to-Wear Show — CHANEL Shows! Trata-se da última música do album Oneohtrix Point Never – Again (Full Album), e começa depois do décimo minuto de execução do vídeo – a mesma tem tantos sons em uma única música, capazes de despertarem dentre, o sentimento de escuridão, luz, celebração, euforia, tristeza, alegria! Sugiro que inclusive veja o que esse crítico fala sobre no vídeo a seguir: A MAGICAL COMBINATION // Oneohtrix Point Never – A Barely Lit Path // Composer Reaction & Analysis o vídeo está em inglês mas é possível traduzir para o português!  

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Rua Capanema, 935 – Bairro Sagrada Família – CEP: 95660-000 – Dois Vizinhos – Paraná – Brasil 

E-mail: contato@emofmenu.com.br

Scroll to Top